PSA Peugeot Citron lanar carro hbrido movido a ar

Apresentada no Brasil, tecnologia Hybrid Air segue sem previso de comercializao
Rodrigo Ribeiro, do R7

Escondido sob a carroceria “fatiada” do Citron C3 est o indito sistema hbrido desenvolvido pela PSA Divulgao A PSA Peugeot Citron apresentou na ltima sexta-feira (18), em So Paulo, uma tecnologia indita para o segmento dos carros hbridos. Exposto dentro de um C3 europeu com carroceria parcialmente cortada, o sistema engloba um motor 1.2 litro de trs cilindros movido a gasolina e um motor hidrulico alimentado atravs de um tanque com ar comprimido.

Mais simples do que os sistemas hbridos convencionais (que usam baterias e motores eltricos), oHybrid Air aposta no baixo custo de construo e manuteno para popularizar de vez esse tipo de veculo. A tecnologia, porm, no tem data para chegar s ruas. A explicao da ausncia de datas para implementao do Hybrid Air foi dada por Karin Mokadden, chefe do projeto na PSA. H muitos estudos para serem feitos ainda, que vo desde testes de longa durao com os prottipos at o desenvolvimento da linha de montagem desses novos veculos.

Extra-oficialmente, porm, h outros motivos para o atraso: atualmente a PSA Peugeot Citron vive uma forte crise na Europa, com demisses em massa e at o estudo de sua venda parcial para uma fabricante chinesa.

Tudo junto e misturado Alheio tudo isso, o sistema Hybrid Air rene uma srie de conceitos incomuns para um automvel. A comear pelo pequeno motor hidrulico de 40 cv, similar ao adotado em tratores compactos usados em obras. O propulsor extra movido por um fluido que, por sua vez, movido atravs de mbolo empurrado por nitrognio comprimido.

Na prtica como se voc pegasse uma seringa e a pressionasse completamente com a agulha bloqueada. O ar ser comprimido e ficar armazenado, situao que ocorre quando o carro aciona o sistema de freios. Ao soltar o mbolo da seringa, ela empurrar sozinha a borracha para fora no carro essa energia aproveitada em aceleraes e retomadas atravs do motor hidrulico.

Essa profuso de tecnologias permite nmeros tentadores: consumo mdio de 34 km/l de gasolina no ciclo urbano europeu e emisses de 69 g/km, ndice inferior ao de hbridos mais modernos. E, curiosamente, um dos segredos para a economia a “inferioridade” do sistema, que incapaz de levar o carro por mais de 100 metros sem acionar o motor a gasolina.

A contrapartida que, alm de ser mais leve, ele acumula e descarrega sua energia de forma mais eficiente e rpida do que um hbrido com motor eltrico.

Sonho brasileiro A estimativa que um modelo compacto Hybrid Air custe at R$ 60 mil na Europa preo inferior s atuais verses hbridas vendidas pela PSA no continente. Desenvolvido para ser usado na plataforma compacta da marca, o sistema poderia at ser produzido no Brasil, na fbrica de Porto Real (RJ). Contudo, de acordo com a fabricante, isso demandaria um estudo de viabilidade tcnica e o estmulo governamental. Por hora, a nova tecnologia hbrida segue distante de ns, mas s seu desenvolvimento j serve de estmulo para novidades em meio monotonia dos carros parcialmente eltricos.

 

http://noticias.r7.com/carros/psa-peugeot-citroen-lancara-carro-hibrido-movido-a-ar-22102013